No Brasil, há uma grande ocorrência de empresas fechando as portas todos os anos, sendo muitas por conta de problemas na sociedade. Confira as mais comuns:
- Falha de comunicação – muitos problemas da sociedade aparecem quando um dos sócios age precipitadamente e decide algo sem consultar os demais envolvidos. Mesmo que agindo de boa-fé, essa atitude pode gerar desgastes e desentendimentos na relação entre os sócios.
- Falta de confiança – há quem diga que formar uma sociedade é igual a se casar, afinal, se esse relacionamento não for baseado na confiança, não dará certo.
- Expectativas diferentes – é importante que todos os sócios tenham a mesma visão da empresa, para que as expectativas e planos fiquem bem alinhados. Para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa, é necessário que as forças se somem, e não se dividam.
- Falta de envolvimento – quando apenas um dos sócios se esforça para gerir a empresa, este ficará sobrecarregado e desgastado, aumentando as chances de os envolvidos entrarem em conflito.
- Excesso de cobrança – Cobrar o empenho de outro sócio nunca é solução, afinal, numa sociedade, não existe chefe para resolver conflitos. Uma dica é ter uma terceira pessoa que possa arbitrar em situações de divergência societária.
- Ausência de contrato – O contrato bem formulado é a melhor forma de estabelecer todos os critérios do acordo societário. Ele é uma grande segurança para cada sócio. Por meio dele, pode-se até prever como a sociedade será desfeita, se for necessário. Isso elimina discussões sobre divisão de bens e outras brigas judiciais.
Tem dúvidas sobre direito empresarial? Entre em contato!